Curso Como Ensinar Ativamente na Educação Básica Híbrida


Seja bem-vindo(a)!

O foco do Curso é ajudar os professores da Educação Básica, a partir de sua própria prática, a planejarem, desenharem estratégias, mediarem e avaliarem atividades significativas, ativas, personalizadas e diversificadas com apoio de plataformas e aplicativos digitais interessantes para os modelos educacionais híbridos.

 

 

 

O cenário da Educação estava se transformando em algo novo e imprevisível muito antes da pandemia. Com a covid esta transformação acelerou, as escolas em todos os lugares forçadas a experimentar as tecnologias digitais e em rede, mesmo que muitas vezes com um ensino “emergencial” ou a quem da qualidade requerida, se depararam com o que a realidade digitalmente aprimorada do século XXI significa para o futuro da Educação. Agora as Escolas, além de seguir lutando com problemas complexos da sociedade brasileira, percebem que não será possível retomar de onde pararam e retornarem aos trabalhos como de costume na educação.A Educação de nosso tempo tem sido repensada e revisada considerando que para a nova cultura digital é requerido um modelo de ensino aprendizagem ativo que tenha como características centrais as necessidades de aprendizagem do estudante, e que possa levá-lo a compreender, utilizar e criar as tecnologias digitais e em rede de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria em sua vida e na sociedade. Com recursos como gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, impressoras 3D, blocos de montar, kit de robótica entre outros recursos tecnológicos e midiáticos, os modelos híbridos incentivam a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento e a indagação, as experiências, abrindo a possibilidade para o uso de diversos recursos do mundo analógico e digital.

A seguir oferecemos duas formas de inscrição

  INSCRIÇÃO IN COMPANY       INSCRIÇÃO AVULSA    
     

 ➡  Solicite aqui nosso contato para contratar uma turma In Company 💡

O serviço “In Company” envolve o contrato de 1 ou mais turmas; com cada uma no mínimo com 25 e máximo de 75 participantes.
O valor da turma, contabilizado por aluno individual, será aferido conforme o número total de participantes. 

                  

💡 Faça aqui a sua Inscrição! 💡

–>As inscrições ficam abertas continuamente, registre o seu interesse para receber aviso quando uma turma aberta for oferecida.

➡  1ª Etapa –> Clique aqui para preencher o formulário e avisado(a) a cada turma aberta.

➡ 2ª Etapa –> Após confirmada a oferta da turma, realize o pagamento próximo a data de início. Veja no formulário as opções de pagamento:

  1. à vista –> 7% de desconto – Pix CNPJ ou Depósito bancário : Cc 58.853-9; Ag.1453-2;  Banco do Brasil; CNPJ 18.958.677/0001-00; e 
  2. parcelado –> Cartão de Crédito  –  usamos sistema PagSeguro.  Para pagamento solicite link via peincursos@gmail.com
                                      

Diferenciais

  • Personalização: acompanhamento de cada professor, do seu projeto e dificuldades por dois grandes pesquisadores e especialistas: Professores José Moran e Dênia Falcão
  • Aprendizagem com os colegas: melhores práticas, colaboração entre grupos de áreas afins.
  • Encontros ao vivo pela Internet: com todos os alunos e encontros de orientação individual.
  • Materiais didáticos: atualizados, dinâmicos e colaborativos
  • Experiência com tecnologias móveis, hipermídia, e redes sociais: gestão da aprendizagem e comunicação assíncrona e síncrona.

Programa

A organização do curso prevê 4 temas de estudo:

  • Modelos híbridos no movimento de transformação da Educação Básica. ( 1 semana e meia)
  • Metodologias ativas e tecnologias digitais na Educação Básica. ( 1 semana e meia)
  • Como desenhar estratégias para a aprendizagem ativa/híbrida na Educação Básica. (2 semana)
  • Como mediar e avaliar para a aprendizagem ativa/híbrida na Educação Básica. (2 semanas)

Metodologia

O curso será realizado a distância online, com foco no autoestudo e no estudo colaborativo.

O curso prevê encontros síncronos/gravados com os professores Moran e Dênia, ora com os dois ou somente com a professora Dênia. Conforme o número de turmas contratadas, outros especialistas farão parte da equipe para garantir a qualidade e atendimento personalizado. Eventos para aprofundar os debates, atividades e esclarecimento de dúvidas; propor experiências “mão na massa” e também oferecer tutorias em grupo. As atividades síncronas farão uso de aplicativos de webconferência, tais como o Google Meet, Teams ou Zoom. Os eventos serão gravados com o Streamyard e disponibilizados via You Tube. As atividades assíncronas serão disponibilizadas em um espaço customizado para a turma no Moodle PEIn.

A metodologia adotada no curso assume como base o conhecimento prévio dos alunos-professores e a reflexão que se dará sobre as práticas pedagógicas dos participantes. Todos os Temas terão uma parte de apresentação e interação motivacional, pesquisa teórica, reflexiva e de debate, e outra prática a distância, para aplicação, produção de produtos de aprendizagem.

A organização do curso é composta de quatro Temas. A primeira parte geralmente será feita através de mobilização ao tema, com interação com um recurso multimídia motivacional, seguindo para atividade de aprofundamento em conteúdos na forma de texto ou hipertexto, e depois a realização de atividades previstas para serem feitas por meio do estudo autônomo e colaborativo, no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA).

Público-Alvo

  • Professores, técnicos e coordenadores que atuam ou desejam atuar na Educação Básica;
  • profissionais que atuam em projetos com foco na Educação Básica.

Pré-Requisito

  • O participante deve ter noções básicas do uso de tecnologias digitais e de rede.
  • Ter acesso a computadores (ou notebook, tablet) com kit multimídia (microfone, autofalantes, e câmera de vídeo) e acesso a internet.
  • É condição durante o curso acessar regularmente o ambiente virtual Moodle PEIn.

Duração e dedicação

  • Carga horária de 40 h/a, na modalidade a distância online. Duração de 7 semanas com atividades síncronas e assíncronas, e mais 2 para finalizar as atividades assíncronas. O curso prevê uma dedicação média de 5 a 6 horas por semana.
  • O curso prevê uma dedicação média de 5 a 6 horas por semana.

Professores Responsáveis

  José Moran     Dênia Falcão  
  Doutor, especialista em inovações na educação, professor de novas tecnologias na USP     Doutora, Professora Curso Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais  
  www2.eca.usp.br/moran     IPE – Inova Práticas Educacionais  

Mais informações e demonstração dos cursos PEIn

Ambiente Virtual de Aprendizagem AVEA  – Moodle PEIn – ACESSE AQUI