Sobre


PEIn Práticas Educacionais Inovadoras é o nome da parceria entre os professores José Moran e Dênia Falcão de Bittencourt. 

Esta iniciativa surgiu do encontro de ideias, de uma parceria colaborativa e de competências, e do ideal de compor juntos um projeto inovador e de empreendedorismo destinado à formação de professores e profissionais da Educação.

Quem somos?

Somos uma parceria entre dois empreendedores, professores e trabalhadores da Educação, constituída para apoiar projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias digitais e em rede. Nosso objetivo principal é oferecer cursos, palestras e serviços educacionais que promovam Práticas Educacionais Inovadoras (PEIn).


Dênia Falcão 
  jose-moranJosé Moran

Natural de Porto Alegre (RS – Brasil), reside atualmente em Florianópolis. Atua como Diretora na IPE – Inova Práticas Educacionais, Brasil. Doutora em Educação pela USP, Brasil, e Mestre em Engenharia do Conhecimento pela UFSC, Brasil. Psicóloga graduada pela PUC RS, Brasil, e Licenciada em Pedagogia pelo Claretiano, SP, Brasil. Reconhecida como pioneira no Brasil na educação a distância e no ensino híbrido, possui vasta experiência como consultora, pesquisadora, docente e designer educacional de projetos educacionais, com abrangência nacional e internacional. Participou de projetos no MEC/Brasil,  instituições educacionais corporativas e em instituições de ensino básico, técnico e superior, envolvendo os setores público, privado e comunitário. É Avaliadora INEP MEC de cursos superiores. O projeto PEIn é oferecido por:

 

Nasci em Vigo, Espanha, e me naturalizei brasileiro em 1988. Atualmente, moro em São Paulo. Sou professor aposentado de Novas Tecnologias na USP e cofundador do Projeto Escola do Futuro da USP (1989), onde coordenei diversos programas de educação semipresencial (blended learning) e a distância.

Minha formação inclui Filosofia (SP), Comunicação (Buenos Aires), Mestrado e Doutorado em Comunicação pela USP.

Na parceria PEIn, busco apoiar dois tipos de mudanças educacionais: uma mais suave, com mudanças progressivas, e outra mais profunda, com modelos inovadores que redesenham o projeto, os espaços físicos, as metodologias e os processos de aprendizagem, utilizando a supervisão de professores orientadores e tecnologias digitais e em rede.

Nossa história

A estreia da nossa dupla de trabalho começou com a parceria docente na disciplina Produção Autoral – Design Instrucional, no curso de especialização USP Inovação da Educação a Distância, em 2014-2015. Em seguida, a professora Dênia convidou o professor Moran para, juntos, planejarem as atividades do curso de extensão da UFSC Tecnologias e Mídias Digitais, oferecido de forma híbrida e online em 2014.

Em 2015, lançamos a primeira turma do Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas (TDMA), iniciando uma jornada empreendedora. Desde então, oferecemos mais de 60 turmas abertas e in company, sempre com resultados positivos que indicam que estamos no caminho certo. A aprendizagem é constante e transformadora, e nosso trabalho já apontava para modelos híbridos e online bem antes da pandemia de 2020.

Após a pandemia, fomos muito demandados e trabalhamos apoiando os professores e instituições para que seguissem oferecendo um ensino de qualidade, mediado por tecnologias digitais. Enfrentamos tempos desafiadores em toda a comunidade educacional: professores, alunos e famílias tiveram que se adaptar rapidamente a uma educação online para a qual não estavam preparados. Aprendemos muito e seguimos nos fortalecendo, com a esperança de que em 2025 possamos fazer ainda melhor.

Em resposta ao novo ano e em evolução com o que aprendemos, estamos oferecendo em 2025 o curso Metodologias para uma Aprendizagem Criativa, com IA. Este novo curso foi desenvolvido para integrar metodologias de ensino inovadoras com o uso de inteligência artificial, proporcionando uma experiência de aprendizagem adaptável, criativa, crítica e significativa.

Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.