Sobre


PEIn Práticas Educacionais Inovadoras foi o nome denominado a parceria dos professores José Moran e Dênia Falcão.

Está iniciativa partiu do encontro de ideias, de uma parceria colaborativa e de competências, e do ideal de compor juntos um projeto inovador e de empreendedorismo destinado a foramção de professores e profisssionais da Educação.

A  estréia da dupla de trabalho surgiu com o convite do professor Moran,  a professora Dênia, para ser parceira docente da disciplina Produção Autoral – Design Instrucional no curso de especialização USP Inovação da Educação a Distância 2014-2015; e na sequência, a professora Dênia, convidando o professor Moran, para com ela planejar as atividade de seu Curso de extensão UFSC Tecnologias e mídias digitais oferecido híbrido e online – 2014.

Surge assim, em 2015 o site e o AVA PEIn, e em julho do mesmo ano, a primeira turma do Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas – TDMA. Com este Curso TDMA formamos mais de  40 turmas abertas e In Company. Os resultados positivos apontam que estamos no caminho certo, os resultados tais como evasão nos fazem seguir conscientes no nosso inacabamento. A aprendizagem é constante e transformadora.  Nosso trabalho já apontava para modelos híbridos e online bem antes da pandemia de 2020. Pós pandemia enfrentamos tempos complicados em toda a comunidade educacional:  professores, alunos e famílias tiveram que se adaptar de um dia para o outro a uma educação online para a qual não estavam preparados.  Muito aprendemos e podemos seguir fortalecidos com esperança que em 2021 podemos fazer melhor.

Em resposta ao novo ano, adaptando e em evolução com o que aprendemos, passamos a oferecer em 2021 o Curso Como Ensinar Ativamente em Modelos Híbridos e Online. “O objetivo é oportunizarmos produção de conhecimento e instrumentalização de ferramentas que apontem caminhos e referências para ajudar os professores e profissionais de Educação a enfrentarem esses tempos difíceis”.

Quem somos?

Somos uma parceria entre dois empreendedores, professores e trabalhadores da Educação,  constituída para apoiar projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias móveis. Essa iniciativa tem como objetivo principal ofertar cursos, palestras e serviços educacionais que promovam Práticas Educacionais Inovadoras (PEIn).


Dênia Falcão 
jose-moranJosé Moran
Natural de Porto Alegre (RS – Brasil). Reside em Florianópolis. Atualmente como Diretora trabalha na IPE – Inova Práticas Educacionais, Brasil. É Doutora em Educação, USP, Brasil. Mestre em Engenharia do Conhecimento, UFSC, Brasil. Psicóloga, graduada na PUC RS, Brasil. É conhecida como pioneira no Brasil, na coordenação pedagógica  1a especialização, na educação online a distância, projeto SENAI – UFSC, 1997. Possui mais de 20 anos de experiência ativa como pesquisadora, docente e designer educacional de projetos educacionais a distância e híbridos, cm abrangência nacional e internacional, MEC, Brasil, UNALM, Peru, Instituições Educação Básica, Técnica e Superior, envolvendo os setores público, privado e comunitário. O projeto PEIn é oferecido por :  Nasci em Vigo (Espanha). Naturalizei-me brasileiro em 1988. Moro em São Paulo.Sou professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado), cofundador do Projeto Escola do Futuro da USP (1989) e coordenei alguns programas de educação semipresencial (blended learning) e a distância. Fiz Filosofia (SP), Comunicação (Buenos Aires) e Mestrado e Doutorado em Comunicação na USP.
Na parceria PEIn busco apoiar dois tipos de mudanças educacionais: um mais suave  – mudanças progressivas – e outro mais profundo, com modelos mais inovadores, sem disciplinas, que redesenham o projeto, os espaços físicos, as metodologias, os processos de aprendizagem, com supervisão de professores orientadores e de tecnologias móveis.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.