PEIn Práticas Educacionais Inovadoras foi o nome denominado a parceria dos professores José Moran e Dênia Falcão. Está iniciativa partiu do encontro de ideias, de uma parceria colaborativa e de competências, e do ideal de compor juntos um projeto inovador e de empreendedorismo destinado a foramção de professores e profisssionais da Educação. |
Quem somos?
Somos uma parceria entre dois empreendedores, professores e trabalhadores da Educação, constituída para apoiar projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias móveis. Essa iniciativa tem como objetivo principal ofertar cursos, palestras e serviços educacionais que promovam Práticas Educacionais Inovadoras (PEIn).
Dênia Falcão |
José Moran | |
Natural de Porto Alegre (RS – Brasil). Reside em Florianópolis. Atualmente como Diretora trabalha na IPE – Inova Práticas Educacionais, Brasil. É Doutora em Educação, USP, Brasil. Mestre em Engenharia do Conhecimento, UFSC, Brasil. Psicóloga, graduada na PUC RS, Brasil. Licenciada em Pedagogia, Claretiano, SP, Brasil. É conhecida como pioneira no Brasil na educação a distância e no ensino híbrido. Possui experiência como consultora, pesquisadora, docente e designer educacional de projetos educacionais a distância e híbridos, com abrangência nacional e internacional, em projetos no MEC/Brasil, instituições educacionais corporativas e em instituições de ensino básico, técnico e superior, envolvendo os setores público, privado e comunitário. O projeto PEIn é oferecido por: |
Nasci em Vigo (Espanha). Naturalizei-me brasileiro em 1988. Moro em São Paulo. Sou professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado), cofundador do Projeto Escola do Futuro da USP (1989) e coordenei alguns programas de educação semipresencial (blended learning) e a distância. Fiz Filosofia (SP), Comunicação (Buenos Aires) e Mestrado e Doutorado em Comunicação na USP. Na parceria PEIn busco apoiar dois tipos de mudanças educacionais: um mais suave – mudanças progressivas – e outro mais profundo, com modelos mais inovadores, sem disciplinas, que redesenham o projeto, os espaços físicos, as metodologias, os processos de aprendizagem, com supervisão de professores orientadores e de tecnologias móveis. |
Nossa históriaA estréia da dupla de trabalho inicia com a parceira docente na disciplina Produção Autoral – Design Instrucional no curso de especialização USP Inovação da Educação a Distância em 2014-2015; e na sequência, a professora Dênia, convidando o professor Moran, para com ela planejar as atividade de seu Curso de extensão/UFSC Tecnologias e mídias digitais oferecido híbrido e online – 2014. Como sequência, em 2015 lançamos em uma jornada empreendedora a primeira turma do Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas – TDMA. Com este Curso TDMA formamos mais de 40 turmas abertas e In Company. Os resultados positivos apontam que estamos no caminho certo, os resultados tais como evasão nos fazem seguir conscientes no nosso inacabamento. A aprendizagem é constante e transformadora. Nosso trabalho já apontava para modelos híbridos e online bem antes da pandemia de 2020. Pós pandemia enfrentamos tempos complicados em toda a comunidade educacional: professores, alunos e famílias tiveram que se adaptar de um dia para o outro a uma educação online para a qual não estavam preparados. Muito aprendemos e podemos seguir fortalecidos com esperança que em 2021 podemos fazer melhor. Em resposta ao novo ano, adaptando e em evolução com o que aprendemos, passamos a oferecer em 2021 o Curso Como Ensinar Ativamente em Modelos Híbridos e Online. “O objetivo é oportunizarmos produção de conhecimento e instrumentalização de ferramentas que apontem caminhos e referências para ajudar os professores e profissionais de Educação a enfrentarem esses tempos difíceis”. |
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.