PEIn Práticas Educacionais Inovadoras é a parceria entre os professores José Moran e Dênia Falcão, unindo ideias e competências para desenvolver um projeto inovador e empreendedor na formação de educadores.
Quem somos?
Somos professores empreendedores dedicados a transformar a Educação por meio de metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologia. Nosso foco é oferecer serviços educacionais que aprimorem o ensino com práticas inovadoras.
![]() Dênia Falcão |
![]() José Moran |
|
Natural de Porto Alegre (RS), atualmente reside em Florianópolis. Diretora da IPE – Inova Práticas Educacionais, é Doutora em Educação pela USP e Mestre em Engenharia do Conhecimento pela UFSC. Também possui formação em Psicologia pela PUC RS e Licenciatura em Pedagogia pelo Claretiano (SP). Reconhecida como pioneira no Brasil na educação a distância e no ensino híbrido, acumula ampla experiência como consultora, pesquisadora, docente e designer educacional em projetos de alcance nacional e internacional. Atuou em iniciativas do MEC, instituições educacionais corporativas e instituições de ensino básico, técnico e superior, abrangendo os setores público, privado e comunitário. Além disso, é Avaliadora INEP MEC de cursos superiores. O projeto PEIn é oferecido por: |
Nasci em Vigo, Espanha, e me naturalizei brasileiro em 1988. Atualmente, resido em São Paulo. Sou professor aposentado da USP, onde lecionei Novas Tecnologias, além de ter sido cofundador do Projeto Escola do Futuro (1989). Também coordenei diversos programas de educação híbrida (blended) e online. Minha formação acadêmica abrange Filosofia (SP), Comunicação (Buenos Aires) e Mestrado e Doutorado em Comunicação pela USP. Na parceria PEIn, atuo no apoio a dois tipos de transformação educacional: uma gradual, com mudanças progressivas e incrementais, e outra mais disruptiva, baseada em modelos inovadores que redefinem o projeto pedagógico, os espaços físicos, as metodologias e os processos de aprendizagem, integrando a orientação docente e tecnologias digitais em rede. |
Nossa históriaA estreia da nossa dupla de trabalho começou com a parceria docente na disciplina Produção Autoral – Design Instrucional, no curso de especialização USP Inovação da Educação a Distância, em 2014-2015. Em seguida, a professora Dênia convidou o professor Moran para, juntos, planejarem as atividades do curso de extensão da UFSC Tecnologias e Mídias Digitais, oferecido de forma híbrida e online em 2014. Em 2015, lançamos a primeira turma do Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas (TDMA), iniciando uma jornada empreendedora. Desde então, oferecemos mais de 60 turmas abertas e in company, sempre com resultados positivos que indicam que estamos no caminho certo. A aprendizagem é constante e transformadora, e nosso trabalho já apontava para modelos híbridos e online bem antes da pandemia de 2020. Após a pandemia, fomos muito demandados e trabalhamos apoiando os professores e instituições para que seguissem oferecendo um ensino de qualidade, mediado por tecnologias digitais. Enfrentamos tempos desafiadores em toda a comunidade educacional: professores, alunos e famílias tiveram que se adaptar rapidamente a uma educação online para a qual não estavam preparados. Aprendemos muito e seguimos nos fortalecendo, com a esperança de que em 2025 possamos fazer ainda melhor. Em resposta ao novo ano e em evolução com o que aprendemos, estamos oferecendo em 2025 o curso Metodologias para uma Aprendizagem Criativa, com IA. Este novo curso foi desenvolvido para integrar metodologias de ensino inovadoras com o uso de inteligência artificial, proporcionando uma experiência de aprendizagem adaptável, criativa, crítica e significativa. |
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.